sábado, junho 05, 2004

A vida e composta de mudanca...

Mariana, 3 dias, ja em casa! Foto tirada dia 03/06/2004 

Posted by Hello


Pois e meus amigos... já não sou pai sozinho em casa! A Mariana e a Carlita voltaram para para casa na passada 5ª feira!
Agora e toda uma nova rotina que se instala... mas para o bem e para o mal não será por muito tempo (ja dizia a cancao... o mundo e composto de mudanca!).
Confirmamos com a Dra. Cristina Alves, ortopedista do Hospital do Funchal, que a Mariana tem um pé boto... a resposta do ortopedista do Hospital do Barreiro (onde a Carla foi excelentemente atendida, apesar deste incidente), longe de ser satisfatoria, - nao confirmou diagnostico, enviou-nos para um consulta a realizar no dia 22 (o que?!!! sim, e verdade...) - e, vagamente, referiu se se confirmasse o diagnostisco a Mariana teria de efectuar uma cirurgia com algum grau de complexidade.
Por isso, fruto de uma pesquisa extensa sobre a patologia da Mariana, em Portugal so existe um hospital onde e praticada uma terapia que garante uma recuperação total do pezinho da Mariana, sem recorrer a cirurgia e e qualificada de não invasiva - manipulacao de tendoes, gessos e utilizacao de sapatos com barra de estabilizacao -, mas esse hospital e no Funchal... e e o unico em Portugal que pratica no tratamento do pe boto o metodo Ponseti!

Por isso, a mudanca significa passar cerca de 3 a 4 semanas no Funchal para o tratamento da Mariana... encontrei muitos casais nesta mesma situacao... e garanto-vos... medicos e pessoas com uma disponibilidade enorme e que eu julgaria dificil de encontrar... e, no caso dos medicos, encontrei porfissionais onde a medicina ainda e desenvolvida por amor a uma causa, ao servico dos cidadaos e da pesquisa e investigacao cientifica... isto porque o metodo Ponseti, por razoes que a razao desconhece e praticamente ignorado em Portugal, apesar de apresentar resultados muito superiores a abordagem cirurgica tradicional.

Deixo-vos um link para uma pagina que voces podem consultar, mantida por um casal, com um filho com pe boto e que e uma referencia na busca de informacao em portugues sobre a doenca e sobre o seu tratamento com o metodo Ponseti:

- http://www.peboto.grupos.com.pt

Qualquer duvida que tenham podem sempre contactar-me. Estarei a disposicao de todos para prestar mais esclarecimentos. Podem conhecer alguem em situacao identica...

Um grande abraço ou beijos, conforme se aplique!

Helder Conceicao

quinta-feira, junho 03, 2004

O que te traz aqui, tão perto do início do mundo? É o milagre do nascimento...

Pareceu-me bem esta frase para anunciar ao mundo que acabei de ser pai... Uma experiência memorável... quem já a teve saberá o que é... quem a pensar vir a ter, já sabe: comam sempre antes, se quiserem assistir ao parto. Caso contrário, saibam o que acontece na maioria dos casos (eu inclusivé): as vossas pernas irão ceder, o sangue fugir-lhes-á da face, terão de abandonar a arena de luta do eterno devir... ahhh, e mais... serão gozados por todo o staff médico que passar no momento!

:-))))

DIÁRIO DE BORDO:

Entrada 01/04/MAR: Mariana de nome, nascida no dia 01/06/2004, perto das 10 manhã. Parto normal (eutócico) sem epidural (por esta é que a Carla não esperava... qd lhe a iam administrar... olhe já não dá tempo! Abra as pernas, s.f.f... presto o meu tributo à coragem da Carla e das mulheres em geral). Peso ao nascer: 3.425Kg e 47cm de cumprimento. Outras observações: a Mariana tem um pézinho com um posicionamento menos correcto... para avaliar muito rapidamente para correcção consoante o diagnóstico... Se estamos tão perto do início do Mundo, havemos de tentar fazer o bem! Não iremos construir o mundo perfeito (se nem os Deuses conseguem...), mas iremos lutar até ao extenuar das nossas forças... deve ser assim com tudo, não é?

Reforço os convites que enderecei a todos vós, se quiserem partilhar comigo esta experiência maravilhosa. Escrevam no blog, visitem-me, telefonem-me, enfim, tenho cerveja Cristal no frigorífico, alcagoitas, uns snacks e chocolates do Lidl (obrigado Célula, por nos dares a conhecer tamanha maravilha do mundo... o Lidl!), para além de umas garrafas de whisky :-( novo... não queriam mais nada, não é? 20 anos...

Um grande abraço e beijos.

Hélder Conceição / Carla Costa / Mariana Palma