sexta-feira, agosto 27, 2004

Foto b(l)u(g)colic #001


Cansei-me de contemplar... vou banhar-me no rio.
Foto de 2004/08/18.
Parque Zeca Afonso. Baixa da Banheira
Posted by Hello

quinta-feira, agosto 26, 2004

Updates... Planície alentejana, cenário perfeito para uma Brasília Portuguesa?

A vida nem sempre permite um postar constante... e é assim!

No entanto, não queria deixar de por à consideração dos camaradas um corolário que é tão só uma consequência de tudo aquilo que li e ouvi nestas últimas semanas, juntando os sentidos com uma conversa que tive com o Barão há uns tempos, por sinal fundador e contribuinte ilustre do nosso blog.

1º) A Coreia do Sul vai construir uma cidade de raiz para esta se afirmar como a capital (administrativa) do País, dado o congestionamento de Seoul...

2º) O Brasil também já fez movimentação idêntica com a construção da cidade de Brasília nos finais de 50 do século passado!

3º) Pedro Santana Lopes avançou com uma proposta de descentralizacão geográfica de Ministérios, ai não, desculpem, depois foram só Secretarias de Estado... mas houve logo quem aventasse a hipótese de deslocar a capital do País para o interior!

Esta sucessão de acontecimentos fez-me lembrar de imediato uma conversa que tive há uns tempos com o Luis Barão (por acaso até foi no casamento do Célula... como estará esse maluko e a São? Já não sei nada deles faz tempo!): a ideia de que se poderia desenvolver e construir de raiz uma cidade no coração do Alentejo: os custos eram baixos (movimentações de terra, etc...), construção de uma série de infraestruturas (aeroporto de Beja, Barragem do Alqueva, TGV com traçado a rasgar a planície... etc!).

Como modelo económico de sustentação... qual era a ideia? O que é que era possível fazer, face ao rol de competências apresentadas pela generalidade do povo português? O jogo, tal Las Vegas portuguesa... Olha.... um tema também bastante querido ao nosso PM! O que é certo é que nós tivemos esta conversa há mais de um ano!

Ironia, ou não, ironizando eu ou não, o que é certo é que às vezes a imaginação nos leva mais longe do que tudo o resto... e, provavelmente, o jogo até pode funcionar como motor saudável para uma economia doente... ainda não tenho opinião formada sobre a matéria, embora o meu instinto acabe sempre por desconfiar de jogos de azar... deformação cultural, provavelmente!

Mas gostaria de saber também a vossa opinião sobre o todo do assunto (e não só a questão do jogo como motor económico...)

Barão lembras-te da conversa?

PS - Que raio se passa com a edição online do Diário do Alentejo? Morreu? A última edição disponível é do final de Junho... é a Sociedade da Informação, o Choque tecnológico e a Economia do Conhecimento a fazerem das suas... tens de vir dar uma ajuda, ò Socrates!


Brasília - Vista do Congresso e da Esplanada dos Ministérios (construção a decorrer, final da década de 50, séc. XX) Posted by Hello