domingo, novembro 28, 2004

Tok a rebate... o que nos irá acontecer? Ai Sampaio... o que fizeste tú #2?

Perante a recentíssima notícia de mais uma demissão de um ministro do governo de Santana Lopes (aliás, nem tinha ainda notado nenhuma acção ou iniciativa de relevo por parte do ministro Henrique Chaves, à excepção dos arrufos desportivos para onde se deixou arrastar...), vejo e opino que teremos batido no fundo!

Sustento o que digo complementando com o artigo de Cavaco Silva publicado este Sábado no Expresso, onde tece duras críticas às, segundo ele, pseudo-elites que nos governam, mas também tecendo duras críticas aos indivíduos que com capacidade política e provas dadas na “vida civil”, abdicaram de apresentar alternativas políticas válidas. É aquilo a que eu chamo de complexo de Nero: provocar e ver de forma romântica, mas paradoxalmente distante, Roma a arder.

Isto tudo parece-me muito mais grave, porque mais do que o fait-diver das amizades e inimizades de um homem que nunca deveria ter sido indigitado para Primeiro Ministro, temo o efeito da extrema mediocridade do exemplo que vem de cima e que se abate sobre toda a sociedade portuguesa: com os valores que perpassam, a constante sobrevalorizaçáo da forma sobre a substância, a maior importância que é dada ao parecer que ao ser... numa situação económica e social tão delicada, provavelmente isto só pode ser causa e consequência de uma sociedade em desmoronamento... e como da ruína já é difícil safarmo-nos, o que me preocupa e me faz reflectir é sobre o como e o que se vai erigir sobre as ruínas restantes!

Vale a pena pensar nisto?