terça-feira, maio 03, 2005

O lobby formidável...

Esta tem a ver com a actividade profissional da maior parte dos nossos cronistas de meia tigela (eu incluído): Hoje avançou mais uma notícia de que a Administração Fiscal está a dar passos, ainda que tímidos e pequenos na moralização da fiscalidade em Portugal!
Pois não é que fruto do cruzamento de dados entre Finanças e Notários, vendedores e compradores "suspeitos" - participantes em escrituras onde os valores de transacção se ficam bastante abaixo do valor do mercado (inclusivamente abaixo dos coeficientes existentes para a fixação do IMI) - foram notificados para justificarem o valor de compra e venda.
Nada a obstar e aplaudo a iniciativa que só peca por tardia!!!
No entanto, nada que espantar: a banca não vai ser penalizada por estas investigações, li eu numas "gordas" de um jornal económico há dias!!!... Pois é, apesar de na maior parte das vezes conivente com a ilicitude, fomentando-a até... lembrem-se da profusão de produtos financeiros criados para funcionarem como 2º empréstimo à habitação (um que é sobre o valor declarado, o outro que diz respeito àquele que entra pela "porta do cavalo"), a banca segue confiante e segura! Não é para mais: objectivamente, não pode ser responsabilizada... por outro lado, o sigilo bancário ainda fornece as garantias às partes de que se alguma coisa correr mal, não será o banco que terá de denunciar a situação... e há sempre a justificação que o cliente pode fazer o que quer com o dinheiro que pede emprestado... hoje, que estou com o espirito revolucionário até me apetece cantar: eles comem tudo, eles comem tudo...