terça-feira, março 25, 2003

Cronica pessoal da Visita à Ovibeja

Pois é, mestre Barão...

A Ovibeja vem com a Primavera e é fatal como o destino...

Quer também o destino que no mundo, a Primavera não seja pra todos... mas isso são outras "guerras"!

O almoço do pessoal no Sábado foi bastante agradável, apesar de não muito concorrido! Estiveram presentes as seguintes individualidades:

- Helder Conceição
- Carla Costa
- Valdemar Delicias
- Dora
- Pedro Araújo
- Carla
- Jorge Revéz
- Carmen
- Manuel Pica
- Luzia Pica
- Rita
- Um colega do Rita da grande congregação Delta (lamento não saber o nome...)

Marcante sinal dos tempos: fomos acompanhados durante o repasto por dois rebentos dos casais presentes. A Ana Catarina, filhota da Luzia e do Pica e a Lia, filhota da Carmen e do Jorge.

Estivemos num restaurante bastante simpático que fica no interior do parque industrial bejense, junto aos Serranos. Para referência futura, o nome do Restaurante: a Horta. Havia, inclusivamente, uma Tuna que, por acidente, também se encontrava a almoçar e contribuiu para a animação do espaço.

Seguiu-se uma deslocação à patuscada na mata, tradição antiga e anterior, inclusivamente, às nossas iniciativas no ambito do AlentejoWorld. A coisa estava bastante animada e era composta por saudosos membros e amigos da nossa comunidade académica: Rui Jerónimo, Cabanas, mano Lopes (Cavaco), Vitor, Nipul, etc... e respectivas companheiras e amigos!

É uma pena, que apesar do tempo passado... ainda não consigamos reunir em sincera confraternização amigos comuns que eu, a título pessoal, gostaria de ver sentados à mesma mesa com um pouco mais do que aquilo que eu chamo de amabilidade lustrosa! Mas a vida é mesmo assim...

O reporter de serviço fez um excelente trabalho (o grande amigo Cabanas...) e as fotos do momento podem ser observadas em http://khromos.ipbeja.pt/~ge1164/.

Depois... rumo à Ovibeja! Bem composta, com uma excelente área de exposição, talvez menos pessoas - foi a impressão com que fiquei... Encontro com velhos amigos e conhecidos: Susana, Fradinho, Nuno Xavier, Orlando, Fatinha, Susana Marques, Patricia, Camacho, Filomena, etc!

Da parte da tarde, passeio pela zona de exposição com o Valdinho (que queria comprar mais um instrumento lá pra casa... uma flauta pan!!??? ja nao lhe chega o violino...) e Dora, Espanhol e Carla, eu e a Carlita, o Yuri e a Carmen, acompanhada pela super bem comportada bébé Lia...

À noite, escutar um pouco de Orishas (o som poderia estar em melhores condições...) e estar com mais alguns amigos!

Fruto de uma dicotomia e capacidade de desdobramento que a mim não me conforta, despeço-me dos amigos de tarde e noite (o Espanhol acaba por abandonar o recinto em volta das 0.30) e acabo por encontrar outros... os tais da patuscada na mata...

Já náo estavam todos, porque alguns já tinham desistido de insisistir no alcool! Mas mesmo assim, foi a hipótese de confraternizar novamente com o Vitor, Nipul, Camacho e Cª... Enfim, até eles se acabam por ir embora... eu e a Carla acabamos por sair da Ovibeja por volta das 3 da manhã... mas a noite ainda não acabou!

Vou matar saudades de dois dedos de conversa com o amigo Camacho e esposa, irmã dela e marido, na saudosa tasca e marisqueira "Arcada" (perto da saudosa torre de menagem)... às 4 da manhã bebo uma Coca-Cola (cerveja já não, obrigado...), refastelo-me pela primeira vez com perceves (bem bom...) e como uns pedaços de carne de porco com pão... Faz-me lembrar madrugadas idas, onde o cheiro do pão é uma constante que marca na nossa memória colectiva a condição do povo alentejano como povo ancestral, digno herdeiro de tradições que têm as suas raizes no berço da civilização!

Regresso a Almodôvar com dificuldades, a Carla ao volante, evidentemente, mas ambos extremamente cansados... Na cama às 5.30 da manhã!

Pró ano há mais... bem juntinho ao alvor da Primavera! Que todos tenhamos saúde pra mais uma vez dizer presente!

Helder Conceição