terça-feira, setembro 07, 2004

Vivam os mercados! Ou será antes os cartéis?

Mas afinal o que é o MIBEL?
O mercado ibérico de electricidade está já no papel desde o início de 2004! Mas ainda nem sinal dele...
As televisões deste país, falam do MIBEL amiúde, como se tratasse de qualquer coisa que se ensinasse nos bancos de qualquer escola primária (pública... porque já convém ressalvar... por este andar, daqui a muito pouco tempo a educação sai das funções essenciais do Estado!).
Mas eu não sei o que é! Alguém me pode elucidar?
Do pouco que li, num dossier efectuado pelo Público (consultar aqui), o mercado é criado para que exista menos concentração da oferta e assim promover a sã concorrência. Mas, como bom artigo asséptico, dá logo outra na ferradura, pois não deixa de referir que a concentração empresarial na energia é uma marcha sem retorno que leva a que daqui a muito poucos anos, o mercado energético da Europa seja "partilhado" por meia dúzia de empresas (onde a EDP pode ter muito pouco a dizer!).
Então em que é que ficamos? Um mercado para desconcentrar a oferta? Ou, ao invés, um mercado para que os monopólios / oligopólios instalados possam fazer mais uns milhões de lucros e posteriormente poderem ser vendidos com uma capitalização astronómica numa qualquer OPA de bolsa? Se trabalharmos para a capitalização em bolsa... porque não forjarmos contas, como a ENRON (lembram-se?)?
Aqui, como em muitos outros processos idênticos e que estão a decorrer, parece-me que o termo mais correcto a utilizar seria mais em re-organização da oferta do que na instituição de um mercado!!!! Eu sou uma parte do mercado (consumidor, está bom de ver!!!!) e ainda não fui consultado... Vocês já foram? E aviso já, se for para recolher os mesmos benefícios que derivaram da famosa liberalização do preço dos combustíveis (autêntico cartel, onde ninguém é responsabilizado! pela primeira vez admiro o alentejano Saleiro - agora presidente da ANAREC - por ser das poucas vozes a levantar a questão!)... agradeço solenemente aos nossos governantes e desde já lhes digo para colocarem o MIBEL no...
Agradeço respostas e comentários!

2 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Quem és tu Helder? És do Torrão?

2:00 da tarde 
Blogger Unknown disse...

Não, infelizmente não sou do Redondo... sou daqueles que é migrante alentejano para a margem sul do tejo. Já dizia a canção dos Rio Grande... cá chegou direitinha a encomenda, pelo expresso que parou na Piedade...

10:08 da tarde 

Enviar um comentário

<< Home